Que tal curtir alguns filmes que mostram versões alternativas ou mais “críticas” de eventos de história e atualidades? Ou aqueles que analisam a conjuntura brasileira mais de perto, proporcionando um olhar diferenciado para o espectador? Para quem vai fazer ENEM ano que vem é uma boa para ir bem na prova de Ciências Humanas, e, claro, na redação.
No (2012)
O filme conta a história do plebiscito que depôs Augusto Pinochet, em 1988, depois de 15 anos de ditadura no Chile. O filme apresenta os acontecimentos da época a partir do ponto de vista dos organizadores da campanha publicitária do “não”, que buscava influenciar o povo a votar contra a permanência do ditador no poder.
Em nome do pai (1993)
História real de quatro jovens irlandeses presos e acusados, injustamente, de organizar um ataque a bomba em um pub em Londres, sob o comando do IRA (Exército Republicano Irlandês), em 1974.
Quanto vale ou é por quilo? (2005)
O enredo produz uma analogia bastante forte de crítica social, em que compara o antigo comércio de escravos no Brasil à atual exploração da pobreza, usada como marketing de projetos sociais. Um capitão do mato captura uma escrava fugida, grávida, enquanto, nos tempos atuais, uma ONG instala um projeto superfaturado em uma comunidade carente.
A queda! As últimas horas de Hitler (2004)
A partir do ponto de vista da secretária pessoal de Hitler, o filme narra os últimos dias do líder, antes de seu suicídio e a derrota alemã. O relato pessoal da moça traz uma nova visão aos acontecimentos finais do Terceiro Reich e à própria personalidade do führer.
Adeus, Lenin! (2003)
Após um ataque cardíaco que a deixa em coma por vários meses, a mãe de Alexander (Daniel Brühl), seguidora fiel do socialismo na Alemanha Oriental, não vê a queda do muro de Berlim. Quando ela acorda, seu filho decide poupá-la do susto de ver que o regime comunista terminou, para evitar que tenha outro ataque, e faz de tudo para fingir que tudo está como antes.
Persépolis (2007)
Animação baseada no livro de memórias de Marjane Satrapi, Persépolis conta a história da autora durante a infância na Revolução Islâmica no Irã. Filha de pais modernos e cultos, Marjane vê seu mundo mudar completamente com a queda do xá, e acaba enviada ao exterior pelos pais para proteção.
Eles não usam black-tie (1981)
Em 1980, um jovem operário descobre que a namorada está grávida e decidem se casar. Seu pai, antigo militante sindical que fora preso várias vezes durante a ditadura, adere a uma grande greve da categoria metalúrgica. O filho, preocupado com o casamento, acaba furando o movimento e criando conflito com o pai.
Diários de motocicleta (2004)
O filme conta a história de Che Guevara antes do revolucionário: ainda um jovem estudante de Medicina na década de 1950, decide viajar pela América do Sul, onde testemunha uma série de injustiças sociais que, mais tarde, o levariam a entrar para a luta armada.
Que horas ela volta? (2015)
O mais recente da lista: a empregada doméstica Val (Regina Casé) recebe a filha, vinda de Pernambuco, na casa dos seus patrões em São Paulo. A chegada da moça introduz uma série de questionamentos sobre a posição social das domésticas, a exploração do trabalho e as fortes mudanças sociais que vêm acontecendo no Brasil dos últimos 10 anos.
O som ao redor (2012)
Uma empresa amadora de segurança começa a oferecer seus serviços em um bairro de classe média do Recife, trazendo tanto tranquilidade quanto tensão. Em uma realidade nova, marcada pelos altos muros e a ascensão aquisitiva das classes baixas, passado, presente e violência se entrecruzam na rotina do bairro.
Apocalypse Now (1979)
Na Guerra do Vietnã, um capitão do exército americano recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando). O coronel, que aparentemente enlouqueceu, reuniu um exército próprio e escondeu-se no meio das selvas do Camboja.
Barbara (2012)
Uma médica na Alemanha Oriental tenta tirar um visto para sair do país, em 1980. Como punição, ela é transferida para um pequeno hospital no interior do país. Vigiada pela polícia do regime, vista como estrangeira pela população local, Barbara ainda esconde o plano de fugir para outro país.
O labirinto do fauno (2006)
Ao fim da Guerra Civil Espanhola, a família de um oficial fascista muda-se para uma região montanhosa ao norte de Navarra, onde ainda resistem alguns rebeldes. A pequena Ofelia (Ivana Baquero) faz amizade com a cozinheira da casa, que secretamente ajuda os rebeldes. Enquanto isso, descobre um misterioso labirinto de fantasias nos jardins da casa.
O último imperador (1987)
A história do último imperador da China, Aisin-Gioro Puyi, capturado pelos soviéticos na Segunda Guerra Mundial, considerado criminoso de guerra e destituído de sua posição.